domingo, 12 de maio de 2013

Entrevista com Pablo Ascoli, o Erasmo Carlos em Tim Maia "Vale Tudo" - O Musical

Pablo Ascoli faz parte do elenco do musical Tim Maia “Vale Tudo” – O Musical, dirigido por João Fonseca, que está em cartaz no Theatro NET Rio há mais de cinco meses, devido ao enorme sucesso.

O ator interpreta Erasmo Carlos, grande amigo do nosso Síndico, e conta para a gente um pouco da sua experiência nesse grande espetáculo. Confira:


BCS: Você interpretou Erasmo Carlos, amigo de longa data de Tim Maia. Como foi essa experiência? Como você fez para conhecer Tim tão intimamente a ponto de interpretar um de seus maiores amigos?

PA: Todo o nosso processo de trabalho começou pela biografia do Tim Maia, que foi escrita pelo Nelson Motta. Ali a gente pode conhecer um pouco mais da intimidade do Tim. Eu mesmo não sabia dessa relação entre eles, nunca imaginei. Além disso, o próprio Nelson, amigo intimo do Tim, teve algumas conversas com a gente para alimentar ainda mais o nosso processo criativo. Após tudo isso, fui ver vídeos, fotos, coisas que me colocassem dentro do universo do Erasmo e mais próximo da época em que o interpreto no espetáculo.


BCS: Em uma de suas apresentações, o próprio Erasmo estava entre os presentes na plateia e, além de se identificar com a sua representação, também se emocionou muito com o seu trabalho. O que você sentiu nesse dia?

PA: Esse dia foi especial demais em vários sentidos. Era a nossa estreia VIP e muitas pessoas importantes, que avaliariam nosso trabalho e o fariam ser o que é hoje, estariam presentes. Porém, o mais especial para todos nós foi o fato de uma figura viva estar ali presente, bem na terceira fileira. Eu não sabia, descobri quando entrei em cena. Quase morri (risos). Evitei olhá-lo durante o espetáculo. No final, tentei falar com ele mas soube que saiu correndo e que não queria falar com ninguém e nem dar entrevistas, pois estava extremamente emocionado. No dia seguinte, mandou um e-mail ao Nelson Motta e pediu para que encaminhasse ao elenco dizendo que não aguentou tanta emoção em ver sua vida, seus amigos, sua história ali sendo interpretada. Ficou muito feliz e disse que o fiz muito bem (risos). 


BCS: Antes de fazer parte do elenco de Tim Maia: Vale Tudo - O Musical, qual era a sua relação com Tim? Era fã, conhecia as suas músicas e personalidade?

PA: Tim Maia está presente na vida de todo mundo, não é?! Não tem como não ouvir, não curtir. Sempre gostei da levada Soul dele, inovando no Brasil um estilo maravilhoso. Nunca fui fã, mas sempre gostei. Um episódio interessante, é que eu trabalhava no Teatro Municipal de Niterói quando ele fez o show e passou mal... aquilo me marcou muito! 


BCS: Entre tudo que você aprendeu e viveu, qual foi a melhor parte de participar desse espetáculo? O que você levou de melhor dessa experiência?

PA: São duas coisas fantásticas nesse trabalho. Uma é ter a experiência de ser dirigido pelo maravilhoso João Fonseca, com quem aprendo diariamente. Outra é viver ao lado desse meu elenco que tanto amo, afinal, já é muito tempo junto. Eles viraram uma família para mim. E que família abençoada!


BCS: Como foi fazer um musical sobre o Tim Maia? Qual a maior dificuldade que você sentiu/sente por ter uma repercussão tão grande?

PA: Nenhuma biografia é fácil, não é?! A gente sempre esbarra em escolher o que contar, afinal, não dá para contar tudo. Em 3 horas de peça, não contamos nem 1/3 da vida dele. Quanto à repercussão, não vejo problema nisso. A vontade que dá é de que todos consigam assistir/conhecer a obra desse cara incrível que foi o Tim. Então, quanto maior o número de expectadores, melhor! Meu ofício é trazer alegria, é transformar as pessoas, e que elas sempre saiam do teatro diferentes do que entraram!


Pablo Ascoli

Muito obrigada, Pablo. Nós aqui do Blog Chama o Síndico desejamos ainda mais sucesso para o musical e para você!



Post por Larissa Acosta e Rafaela de Toledo

1 comentário: