terça-feira, 23 de abril de 2013

A história por trás da música "Gostava Tanto de Você"

Muitas são as lendas que regeram a vida do polêmico Tim Maia. Uma delas é em torno da música "Gostava Tanto de Você", composta pelo então amigo do cantor Edson Trindade, falecido em 05 de fevereiro de 1993.

Bem sabemos que todo compositor busca inspiração para realizar o seu trabalho. A letra dessa música nos leva a acreditar que o compositor se inspirou em uma desilusão amorosa quando, na verdade, trata-se de um pai que perdeu um filho(a). Não precisa ser inteligente para perceber que a letra fala sobre uma profunda perda.

Não há informação segura de que o compositor Edson Trindade tivesse perdido alguma filho(a), ao contrário do cantor Tim Maia, que perdeu uma filha de 15 anos num acidente de carro - assim conta a lenda.

Embora só viesse a ser gravada em 1973 no LP "Tim Maia", “Gostava Tanto de Você” é do final dos anos 50 e fez muito sucesso já naquele ano. O compositor Edson Trindade era amigo de Tim desde 1957, quando participaram juntos da banda de rock "Os Sputnicks" e, em 1958, do conjunto "The Snakes", também ao lado de Roberto e Erasmo Carlos e Arlênio Gomes.

Porém, durante a minha pesquisa, feita com base em vários sites, descobri que existem muitas contradições em torno do assunto, pois uns dizem que quem perdeu o filho(a) foi Tim Maia e outros que foi Edson Trindade quem sofreu a perda. Portanto, prefiro parar por aqui.
Ninguém sabe ao certo o porquê que o levou a escrever essa letra, então a interpretação fica em aberto, o que deixa tudo bem mais interessante.


Então, vamos à música:


Gostava Tanto de Você
Tim Maia
Compositor: E. Trindade


Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar


Post por Jorge Chaves

7 comentários:

  1. Só que essa história não passa de uma daquelas mentirinhas virtuais. Quem garante isso é o pesquisador Gilmar Lopes, que criou o site www.e-farsas.com há dez anos para desvendar esse tipo de mistério. Colaborador do “Você é curioso?”, da Rádio Bandeirantes, Gilmar citou alguns fatos que confirmam que “a tal homenagem à filha falecida do compositor” é uma farsa.

    Apesar de ter sido gravada apenas em 1973, a canção foi feita no final da década de 50, quando Edson Trindade tinha somente 16 anos e não era pai. Nesta época, ele era integrante da banda The Sputniks, formada por Roberto Carlos, Tim Maia, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira. Depois da saída de Tim e Roberto Carlos, a banda mudou de nome e passou a se chamar The Snakes. Trindade convidou Erasmo Carlos e José Roberto China.

    Ainda de acordo com Gilmar Lopes, outra pessoa a negar a veracidade do boato que circula na Internet é o ex-companheiro de banda do compositor, o músico Erasmo Carlos. Na página 58 de sua autobiografia, “Minha Fama de Mau” (Editora Objetiva, 2008) dá a entender fez a música para uma namorada chamada Meire. O Tremendão relatou: “Meire viria a ser uma espécie de Yoko Ono dos Snakes. Ela seria culpada pelos primeiros desentendimentos entre nós. No início do namoro dos dois, sua presença em nossos compromissos passou a ser quase diária, interferindo na liberdade e na intimidade do grupo. Aos poucos, fomos perdendo nossa privacidade. Tínhamos que nos policiar na hora dos palavrões, das piadas, dos peidos e arrotos”.

    Erasmo conta que, certo dia, Trindade chegou triste ao ensaio da banda, dizendo que havia terminado o namoro com Meire. Vestia um sobretudo com a gola alta, mãos no bolso e um chapéu com aba dobrada para baixo, enterrado na testa. Disse aos amigos: “Vim me despedir de vocês. A Meire terminou comigo e vou me suicidar. Vou me jogar do cais da Praça XV. Vou encher meus bolsos de pedras e me jogar”. Nenhum deles deu muita bola para aquela ameaça. Só que ele sumiu por dois dias e os companheiros ficaram preocupados. Será que ele havia cumprido a promessa. Na noite do segundo dia, Trindade reapareceu todo sorridente e contou que havia reatado com a namorada. Semanas depois, ele apareceu feliz da vida com a música “Gostava Tanto de Você”. No livro, Erasmo escreveu: “Sempre que ouço Gostava Tanto de Você, penso: “Será que ele fez essa música para a Meire?”

    ResponderEliminar
  2. Sim eu creio que esta é a versão correta porque também ouvi de um radialista muito culto e musico.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Pode até ser boato, mais toda vez que eu escuto essa música eu lembro da minha filha que faleceu! Assim como Renato Russo " Hoje a noite não tem Luar, eu estou sem ela já cansei de te procurar ,onde está meu amor!
    Perder filho e ruim demais ! É saudade que sangra!

    ResponderEliminar
  5. Acho que essa é a verdadeira estória que Meire foi a inspiração dessa música ela foi embora temporariamente e votou e o Edson fez a música nessa dias de briga entre eles. Ela se arrependeu e voltou e a música já estava pronta e ele não jogou fora a letra simples assim

    ResponderEliminar
  6. esse primeiro comentário está correto, está na biografia do tremendão. então nada de pensar em morte aop ouvir essa canção linda demaaais

    ResponderEliminar