quarta-feira, 3 de abril de 2013

Curiosidades sobre a personalidade de Tim Maia

 Que Tim Maia era um homem talentoso e carismático, todos nós sendo fãs declarados ou não, sabemos e é inegável.  Ele costumava se definir como um “especialista em cornologia, sofrências e deficiências capilares”.  Seu gênio forte, potencializado pelo abuso de álcool e drogas,  gerou diversos conflitos com gravadoras e até emissoras de Tv. Boni, então diretor da Rede Globo, chegou a proibi-lo de aparecer por lá durante uma década, após Tim não ter comparecido a um programa do Domingão do Faustão, alegando ter sido o seu aniversário na noite anterior, o qual o cantor fez questão de comemorar com muita bebida e cocaína.Pouco depois, Tim manifestou sua opinião sobre esse “corte”: "Tive que acionar a Globo na Justiça porque eles me cortaram até do fundo musical do Xou da Xuxa. E quem mandou me cortar? O Boni!"

No entanto, o que não é de conhecimento do grande público, são algumas curiosidades a respeito da personalidade deste homem possuidor de uma franqueza desorientadora e um gênio indomável.
Compôs sua primeira canção aos 08 anos


  • Quando tinha 14 anos, ele quase “matou” Erasmo Carlos. Na época, ambos moravam na Tijuca e Tim entregava quentinhas na vizinhança. Um dia, quando Erasmo foi reclamar com seu amigo sobre um atraso na entrega, Tim saiu correndo atrás dele furioso com um pedaço de ferro na mão. Nesta mesma época, organizou sua primeira banda, chamada “Tijucanos do Ritmo”.

Tijucanos do Ritmo
Tim Maia e Erasmo Carlos

  • Nos cinco anos que viveu nos EUA (de 1959 a 1964), ele foi deportado após ser preso por seis meses, por ter fumando maconha em um carro roubado.

  • Russo, antigo assistente de palco da Globo, tinha a mania de beliscar o bumbum de artistas nos bastidores do programa do Chacrinha. Quando fez isso com Tim, ele ficou furioso e prometeu nunca mais pisar no palco do Velho Guerreiro. Para que Tim voltasse lá, foi necessário que sua mãe interviesse, a pedido do próprio Chacrinha.

  • Era um grande amante dos animais, especialmente cães.  Tinha um gavião chamado “empresário”. Segundo ele, deu esse nome por achar que os empresários eram “aves de rapina”

  • Ele se recusava terminantemente a participar de discos de outros intérpretes. Segundo ele era “colocar empada na azeitona dos outros.”

  • Uma de suas frases memoráveis é:  'Fiz uma dieta rigorosa: cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias'. 

  • O cantor Ed Motta é seu sobrinho. E dizem que o principal motivo dele nunca ter se dado bem com o tio, é o fato de um dia Tim ter flagrado sua mulher na cama com Ed Motta.


  • Tim Maia fez parte da seita "Universo em Desencanto" por dois anos. Durante esse período, gravou as músicas que fazem parte da "Fase Racional" de sua carreira.


Tim Maia e estudantes da Cultura Racional - Universo em Desencanto


Post por Luciana Nascimento

1 comentário: