segunda-feira, 22 de abril de 2013

Tim Maia Racional - Parte 2

 O Universo em Desencanto de Maia

Tim como todo artista era sensível e buscava entender o mundo. Grande parte de suas  músicas eram profundos desabafos de solidão e busca por auto conhecimento. É como se tudo o que sentisse fosse tão forte que ele não podia dar conta sozinho e, por isso, cantava para o mundo “Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir. Tenho muito pra contar. Dizer que  aprendi”, assim como deixava explícito em uma de suas músicas.

Tim Maia era ateu, praticamente não acreditava em nada. Seu amigo Paulinho conta que uma vez  ele o ligou falando que precisava lhe contar uma coisa. Quando chegou a casa do músico, viu uma coisa raríssima: Tim lendo um livro. Então, o cantor começou a contar para Paulinho que tinha conhecido o “Universo em Desencanto”. O amigo achou que ele estava viajando, como de costume, mas desta vez, Tim estava sóbrio.

A profunda sensibilidade e a busca por respostas fez com que Tim ingressasse nessa seita, que tem a concepção de preparar os humanos para entrar em contato com seres extraterrenos. Ele, que já tinha interesse por ufologia e questões místicas, usou as filosofias do Universo em Desencanto para se aprofundar. O músico teve que se dedicar a esse conhecimento através da leitura, somando quatro livros lidos e relidos. A seita veio a acrescentar muito conhecimento ao cantor, que a descreveu da seguinte forma:“Nós somos originários de um planeta distante e perfeito e estamos na Terra exilados. Aqui nós vivemos na animalidade, sujos e magnetizados, sofrendo nesse vale de lágrimas. A única salvação é a imunização racional, que se conquista lendo o livro e seguindo seus ensinamentos. Só assim podemos nos purificar e ser resgatados pelos discos voadores de volta ao nosso planeta de origem: O Racional Superior.”

Ele parecia pleno em suas idealizações. Cantava “Que beleza é poder curtir a natureza. Ter certeza de onde vem e pra onde vai”. Cortou o cabelo, raspou a barba, o que o deixou parecendo outro homem. Porém, se frustrou ao se dar conta que apesar de a proposta do Universo em Desencanto ser a evolução, a seita estava sendo liderada por pessoas inescrupulosas que não estavam de fato em busca desse propósito. Eles usaram a fama do cantor para promover a filosofia deles, visando apenas a fama e o dinheiro.Um álbum inteiro foi gravado difundindo os conceitos do Universo em Desencanto. Tim estava totalmente imerso nessa busca e fez de tudo para divulgá-la. Quando percebeu que estava lidando com charlatões, deixou o cabelo e a barba crescerem e nem quis mais se lembrar desse tempo.

Essa foi uma parte de Tim, um homem sensível que buscava a evolução. Mas a vida dele foi  inteira permeada por escândalos e desacatos. Se as raízes da sua fúria podem ser tanta sensibilidade sem controle emocional ou descontentamento com o mundo, não é possível saber. Mas sem dúvida, ele era um homem de contradições, escândalos e questões profundas e expressava tudo isso em suas músicas que ainda hoje tocam multidões.

Conheça a música "Universo em Desencanto"

Assista ao vídeo de Tim dando uma entrevista ao Jô Soares sobre a seita Universo em Desencanto. Click aqui

Fontes:
Livro: Vale Tudo. Tim Maia – Nelson Motta
Tim Maia Vale Tudo – O Musical


Post por Marcelle Bottini

Sem comentários:

Enviar um comentário